segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Manjar dos deuses

Delícia de pudim, para qualquer ocasião - ele não é demorado e tem apresentação superdelicada. Experimente servi-lo com creme inglês, é irresistível. Faço sempre. As receitas são do Atelier Gourmand (tel.11/3060-9547)

Pudim de claras com água de flor de laranjeira

Ingredientes

10 claras
½ xícara(chá) ou 100 g de açúcar
¾ xícara (chá) e 2 colheres (sopa) ou 175 g de açúcar
2 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Preparo

Use o primeiro açúcar para caramelizar uma fôrma redonda de furo no meio e 23 cm de diâmetro. Assim que o caramelo ficar bem dourado, mergulhe, com cuidado, o fundo da fôrma em água fria para que o caramelo endureça um pouco e, assim, possa grudar nas paredes da fôrma e no cone central.

Bata as claras na batedeira. Quando começar a espumar, acrescente o segundo açúcar aos poucos, batendo na velocidade máxima até obter picos firmes. Junte a água de flor de laranjeira e bata para misturar.

Coloque o merengue na fôrma preparada, pressionando levemente com uma espátula para assentá-lo. Leve para assar, em banho-maria em forno preaquecido a 160°C, coberto com papel-alumínio, sem deixar que o papel fique muito próximo à superfície do merengue.

Asse por aproximadamente 40 minutos ou até o merengue parecer firme quando pressionado levemente com o dedo. Deixe esfriar um pouco, passe uma faca nas laterais e no centro e desenforme-o ainda quente.

3 comentários:

fernando disse...

pô, não fui convidado pra visitar o blog mas aqui cheguei. vou ler os pôstes e tomar café. beijo.

popcorn disse...

putz, fê, não convidei praticamente ninguém ainda, não foi só vc, não. mas que bom que vc chegou! divirta-se! bj

Beatriz Marques disse...

cadê vc?