Istockphoto

Flávio Miyamura, chef responsável pela cozinha do espanhol Eñe, dará uma aula bastante diferente na Escola Wilma Kövesi de Cozinha, no dia 10 de outubro. Familiarizadíssimo com a Gastrovac e outros equipamentos utilizados nos preparos da cozinha de vanguarda, o "japa" vai explicar na aula "Ciência na cozinha" alguns dos princípios físicos e químicos que norteiam a prática culinária, como a relação tempo-temperatura e os mecanismos envolvidos nas percepções sensoriais dos alimentos.
Vale a pena conferir a aula e os pratos executados por Miyamura. Formado em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro, Flavinho, que já trabalhou com Jun Sakamoto, despontou como sub-chef de Alex Atala (o "japa" do post é uma referência ao seu apelido, bastante explorado no saudoso programa "Mesa pra Dois", do GNT, quando substituiu Sansão como ajudante de Atala).
Aproveito aqui para postar a receita de uma de minhas sobremesas favoritas, a crema catalana do Eñe. Versão espanhola do creme brûlée, a tradicional receita reinterpretada pelos chefs Javier e Sergio Torres, mentores do eñe, leva açúcar mascavo e tem textura de musse. Em tempo: a dupla de catalães está fazendo o maior sucesso no novo restaurante, Dos Cielos, aberto há xx em Madri.
Crema catalana
Ingredientes
1 litro de creme de leite fresco
12 gemas
250 g de açúcar
2 favas de baunilha
1/2 pau de canela
casca de 1 limão
250 g de açúcar mascavo
Preparo
Ferva o creme de leite com a baunilha, a canela e a casca de limão. Separadamente, junte o açúcar e as gemas, batendo bem, e acrescente-os à mistura anterior ainda quente. Passe por uma peneira de inox em forma de cone (chinoir). Cozinhe a 80ºC, esfrie e deixe descansar por 10 horas. Bata o creme até que ele fique bem espumoso. Coloque, com a ajuda de um saco de confeiteiro, nos pratos de serviço, polvilhe açúcar mascavo e caramelize com a ajuda de um maçarico. Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções
7 comentários:
Em novembro estarei em São Paulo pro Mesa Tendências e o Eñe não me escapa! Há tempos, estou doida pra conhecer o restaurante. Essa crema catalana só fez aumentar a minha vontade...
pois faça logo esse doce, que é divino!
um beijo e até novembro!
where you come from!
Cris, adorei conhecer seu blog e nele achar esta receita. Já provei no Eñe e adorei a diferença na textura. A baunilha já está comprada!
Um abraço,
Maria.
maria, obrigada pela visita!
abraço
Anotei sua receita de Creme Catalana, ela se apresenta diferente das outras que anotei. Adoro tudo qto é caramelo de açúcar mascavo, como diz a Nigella Lawson é + gostoso.
É verdade, priscilla! Espero que goste dessa receita, é levíssima!
abraço,
Postar um comentário