quarta-feira, 5 de maio de 2010

Homenagem



Este post é uma pequena homenagem. Acabo de saber que meu querido colega de editora, o dr. Sérgio Paula Santos, faleceu nesta madrugada. Internado há cerca de um mês, ele, que era médico, havia passado por uma cirurgia para retirada de um tumor, e acabou não resistindo. Sérgio era uma figura conhecida no mundo dos vinhos, e um prolífico autor. Escreveu Vinho e cultura, Vinhos, a mesa, o copo , O Vinho e suas circunstâncias e Memórias de adega e cozinha (estes dois últimos, pelo Senac São Paulo), e estava finalizando um novo livro sobre vinhos, que deve ser publicado ainda este ano pela editora. Também foi membro de inúmeras confrarias enogastronômicas, como a Confraria do Vinho do Porto (Portugal), a Fédération Internationale des Journalistes et Écrivains (França) e a Internacional Wine and Food Society (Inglaterra).

Nos encontramos pouco, talvez em três ou quatro ocasiões, sempre em lançamentos de livros. Esta foto, em que ele aparece conversando comigo, foi no lançamento do meu, em 2007. De todas as fotos que foram tiradas naquela noite, é a que eu mais gosto. Nossa conversa era sempre a mesma - em torno de livros de receitas antigos. Dr. Sérgio tinha loucura por eles - e, até onde eu sei, várias destas relíquias em sua biblioteca. Fica registrada aqui minha homenagem, assim como uma de suas últimas colunas (9 de abril), chamada Adega, para o Diário do Comércio, que me foi cedida pela Carolina Bessa, assessora do Senac.




2 comentários:

Joao Luiz Maximo disse...

Também fiquei triste com essa notícia. Conhecia o Dr. Sérgio pelos seus livros e através de uma consulta há cerca de 20 anos. Recentemente ele entrou em contato comigo interessado em minha tese. Mandei uma cópia e recebi um livro que ele escreveu sobre cerveja e uma carta muito simpática. Ao menos ficam seus escritos.

Unknown disse...

POis é João, ao menos ficam as palavras, que não escaparam ao vento.
um abraço,