domingo, 8 de junho de 2008

Com gosto de história



Em História do café, Ana Luiza Martins cumpre duas promessas: a de reunir em um volume um estudo panorâmico e detalhado do café no Brasil; e a de recorrer a fontes documentais variadas sem perder de vista a crítica historiográfica. Assim, pouco espaço é destinado à origem da planta e sua penetração na Europa. O que interessa a esta historiadora é a complexidade inerente às relações entre o cultivo do café e os aspectos culturais, econômicos e sociopolíticos do Brasil, o que a leva para além de fatos datados, como a crise econômica de 1929. Perpassando os diversos períodos da expansão do café, a autora dá voz a personagens e destaca cidades que fomentaram sua cultura.

Entram na obra cafeicultores e políticos, além de atuações femininas, recuperadas em estudos recentes. Um esforço, enfim, contextualizado e crítico, sem as soluções fáceis das lendas e caricaturas que povoam as obras históricas destinadas ao grande público.

História do café - Ana Luiza Martins - Contexto - R$ 49


The history of taste é um compêndio de fôlego. Publicado nos Estados Unidos no fim de 2007, tem 370 páginas e reúne trabalhos de uma nova geração de historiadores. A alimentação vem despertando interesse em várias áreas de estudo e recentemente descolou-se da cultura, tema ao qual esteve atrelada por muito tempo. Entre os enfoques possíveis, o livro privilegia o que trata do gosto. Os dez capítulos visitam a Grécia, a China, o Islã e a Europa, da Antigüidade até a cozinha de vanguarda. O organizador da obra, Paul Freedman, comenta esta última onda: “O gosto por cozinhas diferentes implica mais no desejo de sensações novas e numa estratégia contra o tédio do que numa busca por perfeição de uma única cozinha tradicional”. A linguagem é tanto rigorosa quanto acessível: satisfaz estudiosos e curiosos.

The history of taste - Paul Freedman (org.) - University of California Press - US$ 39,95

Resenha publicada por mim na revista Menu, de maio/2008

Nenhum comentário: