domingo, 15 de março de 2009

Reflexões sobre o comer



Quero convidar a todos que acessam o Sejabemvinho para uma série de palestras sobre gastronomia que vão acontecer na Escola Wilma Kövesi de Cozinha a partir de abril.
Não são aulas de cozinha em seu sentido clássico, ou seja, ensinar pratos, técnicas e receitas. São reflexões sobre a gastronomia - iniciativas estas que nós, que estudamos o assunto, esperamos que se espalhem pelas escolas de cozinha. A organização é do amigo e sociólogo Carlos Dória, que nos últimos tempos vem movimentando a área e nos agrupando, por assim dizer.
A série de palestras "Quatro lições sobre a cozinha do pensamento e da ação" é dirigida para profissionais da área, estudantes, jornalistas, pesquisadores e para curiosos sobre o assunto - tanto em sua vertente contemporânea quanto em suas raízes históricas. O que posso garantir é que, qualquer que seja o recorte dado ao tema, ele será feito em profundidade. São 4 palestras, com apostilas, às quartas-feiras, das 19h às 22h. Cada aula custa R$ 170 e o pacote completo, R$ 660. Eu também fui convidada para entrar no programa.

Vamos a ele:
No dia 15 de abril, a antropóloga Paula Pinto e Silva apresentará "A cozinha dos antropólogos: a comida, o mito e o rito". Paula publicou, em 2003, seu primeiro livro, Farinha, feijão e carne-seca. Atualmente, ela é professora da ESPM.

No dia 22 de abril é a vez de Arnaldo Lorençato. O crítico da Veja São Paulo há muito faz pesquisas sobre a nossa cozinha. Uma de suas recentes análises pode ser conferida na introducão do livro Moderna cozinha japonesa, da pesquisadora Katarzyna J. Cwiertka, que teve tradução recente no Brasil pelo Senac São Paulo. A palestra de Lorençato versa sobre o assunto na paulicéia: "A revolução paulistana do hashi - A evolução e transformação da culinária japonesa em São Paulo".

No dia 5 de maio, a antropóloga carioca Lívia Barbosa abordará os "Hábitos alimentares nas regiões metropolitanas brasileiras". Ela é especialista em hábitos de consumo e também dá aulas na ESPM.

Por fim, encerrando o ciclo, haverá a minha palestra no dia 13 de maio: "A dietética e a alimentação: clivagens do comer" (bonito nome, heim? Obra do Dória), baseada nas pesquisas que originaram meu livro.
Aguardamos voces por lá!

Escola Wilma Kovesi de Cozinha (rua Cristiano Viana, 224, Pinheiros, 11/3082-9151)

2 comentários:

Rubén disse...

Legal! Estarei lá.

Abraços!

Rubén Duarte

Cris Couto disse...

oba, rubén!
aguardamos vc!

abraço