sexta-feira, 9 de março de 2012

Campeonato Brasileiro de Barista começa nesta segunda


A partir desta segunda-feira e até o dia 14 de março, acontece em São Paulo o 11º Campeonato Brasileiro de Barista. A competição irá selecionar o melhor barista do país para participar do World Barista Championship (WBC), o campeonato mundial, que este ano acontece em junho, em Viena.

Realizado pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), o campeonato deste ano acontece na Universidade Cruzeiro do Sul e conta com 21 baristas, todos eles finalistas das quatro competições regionais (Centro-Oeste, Sul, São Paulo e Nordeste) promovidas ao longo de 2011.

O campeonato é aberto ao público, e a entrada, gratuita. Nos intervalos, é possível visitar estandes para provar cafés ou conhecer equipamentos e utensílios utilizados pelos profissionais do café. Também estão programadas oficinas e palestras, e o evento terá transmissão por livestream no site da ACBB (www.acbb.com.br).

Nas cinco últimas edições, o mexicano Jose Cleofas Arreola, juiz certificado pela WBC, coordena o campeonato brasileiro. Cleofas também é um dos três únicos profissionais habilitados a certificar juízes pelo mundo afora. Por isso, o mexicano tem acompanhado e diplomado nos últimos anos os juízes brasileiros responsáveis pela escolha do melhor barista — o atual campeão brasileiro é Felipe de Oliveira, do Lucca, cadeia de cafeterias do Paraná. Em 2012, junta-se ao mexicano George Michael McCauley, outro juíz certificado pela WBC.

A despeito de alguns detalhes (que costumam mudar praticamente todos os anos), as regras gerais da competição permanecem as mesmas: cada competidor tem 15 minutos para apresentar a 4 juízes sensoriais 4 espressos, 4 cappuccinos e 4 drinques de assinatura (sem nenhum ingrediente alcoólico). Eles tambem são avaliados por 2 juízes técnicos, que avaliam suas habilidades no manuseio do equipamento.

4 comentários:

solange disse...

cris,
Adoro cafés e sempre procuro me atualizar neste mercado. Ainda não tive chance de assistir a um campeonato, mas tentarei desta vez! Adorei a notícia!
abraço e parabéns pelo belo blog!

Unknown disse...

solange, obrigada pela visita. Tente ir este ano, vale à pena!
um abraço,
cristiana

Maurício disse...

Esse e o segundo campeonato que participo no estande da minha faculdade.. Muito bom!!

Unknown disse...

Maurício, que legal! Abraço