domingo, 6 de setembro de 2009

Delícias do Santa Madalena


Queijo boursin com azeitonas e figos secos

Conheci o restaurante Santa Madalena há algumas semanas, num (segundo) encontro de blogueiros de comida. Estavam lá a Alessandra Blanco, a Roberta Malta, o Alessander Guerra e a Tatiana Damberg. O bar-restaurante, informal e simpático, fica num galpão, instalado numa rua tranquila da Bela Vista, e está, como outros 200 restaurantes, participando até o dia 13 de setembro do Restaurant Week. Quem toca a casa é Lucia Sequerra, que nos serviu, naquela noite, dois pratos muito simples de fazer, e extremamente saborosos: uma entradinha de queijo de cabra com figos e azeitonas e o que ela chamou de polpetinhas orientais, o meu preferido. A receita é uma versão da chich barak, uma sopa libanesa muito saborosa, que leva capelletti de carne cozido na coalhada. A versão da chef os substitui por polpetas de carne de cordeiro, mas o resultado é igualmente prazeroso. Seguem as receitas, com fotos apetitosas de Mauro Holanda.

Polpetinhas orientais

Ingredientes

500 g de carne de cordeiro moída
2 colheres (sopa) de ervas frescas a gosto (alecrim, manjerona, salsa e cebolinha), bem picadas
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (sopa) de molho de ostras (opcional)
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 ovo
farinha de rosca o quanto baste

coalhada
500 ml de creme de leite fresco
suco de 1 limão
1 colher (chá) de sal

Preparo

Misture todos os ingredientes das polpetinhas e faça bolinhas pequenas, do tamanho de um brigadeiro. Congele.
Para a coalhada, ferva o creme de leite. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, junte o suco de limão e o sal e deixe em fogo baixo por 5 minutos.
Cozinhe as bolinhas de cordeiro nesta coalhada e sirva com harissa (condimento usado nas cozinhas do norte da África, feito com especiarias e pimenta, encontrado nos bons mercados de São Paulo).

Dica: para avaliar o frescor do creme de leite, dê uma balançada na garrafa - se fizer barulho de líquido, é porque ele está bom e fresco.

Queijo maison

Ingredientes

2 litros de leite de cabra integral
1 caixinha de creme de leite
suco de 3 limões
1 colher (sopa) rasa de sal
azeitonas pretas chilenas o quanto baste
figos secos picados a gosto
azeite para regar os figos

Preparo

Ferva o leite com o creme de leite. Quando começar a ferver, junte o limão e o sal e deixe talhar por 5 minutos. Forre uma peneira com um pano limpo (tipo perfex) e coe o leite sobre uma vasilha alta: o soro vai se separar, sobrando o queijo. Sirva o queijo com a mistura de figos e azeitonas,regando com azeite na hora de servir.

Santa Madalena (rua Santa Madalena, 27, Bela Vista, São Paulo, tel. 11/3287.6999)

Um comentário:

e-BocaLivre disse...

Bobagem essa dica do creme de leite, viu? Se estiver gelado, a gordura estará condensada, e não irá balançar. Além disso, creme de leite azedo pode ser usado em pratos salgados, não servindo para doces e creme chantilly. A dica não (in)dica nada útil.