quarta-feira, 28 de março de 2012

Jogue fora o seu Melitta!




Entre os vários métodos de preparo de café, o meu preferido é o coado - com variações sobre o mesmo tema. Uma delas foi criada por japoneses e chama-se Hario V60. É similar a um porta-filtros de papel, mas com algumas pequenas diferenças que aparecem na xícara. A primeira delas são os sulcos em espiral na sua parte interna, que conduzem melhor o fluxo de água que passa pelo café moído (na hora, sempre!). A segunda é uma abertura inferior para a saída da bebida maior do que as dos suportes de filtro tradicionais. A combinação destas características produz  uma xícara de café visivelmente mais limpa na boca.
O Hario V60 tem versões em acrílico, cerâmica (como na foto acima) ou vidro - se você for cuidadoso, prefira a de cerâmica. Embora o produto tenha um filtro de papel específico, de formato mais cônico, pode-se adaptar o filtro de papel comum, fazendo duas pequenas dobras laterais de modo a transformá-lo num triângulo.
Ao lado da Aeropress - que adquiri há 3 anos -, o Hario V60 é minha mais recente opção para começar bem o dia. Quanto ao meu velho porta-filtros Melitta...
Onde comprar: No site da Amazon ou no CoffeeLab (r. Fradique Coutinho, 1340, Vila Madalena, São Paulo, tel. 11/3375.7400) ou no site Martins Café. A partir de R$ 29 (o de acrílico).

4 comentários:

Jean Barbosa disse...

Achei muito interessante as materias por tanto gostaria de estar recebendo emails sob o assunto.desde ja muito grato!!

Rafael Garbulho disse...

Não seria transformá-lo num triângulo????

Adorei a dica, a proposito

Unknown disse...

rafael, é claro! isso é que dá postar tarde da noite! muito obrigada pela observação, vou corrigir já!

um abraço,

Unknown disse...

jean,
obrigada! assine o meu feed, no canto direito da página!

um abraço,