sábado, 10 de março de 2012

A prova do café coado


A novidade nesta 11a edição do Campeonato Brasileiro de Barista, que começa nesta segunda-feira em São Paulo, é a competição de café coado, que reflete a ênfase que várias cafeterias têm dado ultimamente a este tipo de preparo. O 1º Campeonato Brasileiro de Brewers Cup vai selecionar o melhor barista na arte de preparar café pelo método filtrado e manual, de longe o mais preparado no Brasil.

Outras competições acontecem paralelamente ao Campeonato Brasileiro de Barista, como a 4a edição do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters. Destinada a provadores e classificadores profissionais de café (em 2010 ela passou a aceitar também baristas), a competição consiste em uma prova às cegas de amostras de café para análise sensorial. São oito testes, conhecidos como triangulares – em que se apresentam três xícaras, duas delas contendo a mesma amostra. O candidato deve identificar a amostra diferente.

Num curso de café para profissionais de que participei há alguns anos, lembro-me de um exercício deste tipo. Parece fácil, mas não é.

11º Campeonato Brasileiro de Barista
De 12 a 14 de março, das 10h às 18h
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco (av. Regente Feijó, 1.295, São Paulo)

2 comentários:

Rubén disse...

Prezada Cris, Bom dia. Você tinha dito que falaria do Rest. da Bravin. Aguardo!
Grato,
Rubén

Unknown disse...

ruben,
É verdade, falei sim… Aguarde, entra por estes dias!
um abraço

cris couto