segunda-feira, 2 de abril de 2012

Receita de fim de semana: cheesecake




Pois é: me perdoem a foto não ser minha, mas garanto que o cheesecake que minha irmã fez em casa para o jantar de sábado ficou igualzinho a este, e uma delícia! A receita é do livro Panelinha, da Rita Lobo. Assim como as receitas da Heloísa Bacellar (Lá da Venda) e da Wilma Kövesi Escola de Cozinha, as desta cozinheira não tem erro.
Reproduzo, aqui, o textinho da Rita explicando a sobremesa:
"Em Boston, cheesecake é servido com calda de chocolate. Em Nova York, com frutas vermelhas. No Brasil, virou moda regar com calda de goiabada, numa tentativa de dar à clássica torta de queijo americana ares de Romeu e Julieta. Nada de errado. O único problema é fazer cheesecake sem cream cheese. E muitos restaurantes descaracterizaram a torta para deixar o produto mais barato. Ela ficou tão popular, mas tão popular que a verdadeira virou raridade!"
Cheesecake de verdade
Rita Lobo
Ingredientes da massa
200 g de bolacha Maisena
100 g de manteiga em temperatura ambiente
Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque os biscoitos no processador, ou liquidificador, e bata até obter uma farinha. Retire a farinha do processador e transfira para uma tigela. Acrescente a manteiga e misture com as mãos.
Distribua a massa numa fôrma de fundo removível, de 24 cm de diâmetro. Com as mãos, pressione bem a massa contra o fundo da fôrma. Leve a fôrma ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos ou até que a massa fique dourada. Retire do forno e reserve.
Ingredientes do recheio
750 g de cream cheese
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
5 ovos
1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de raspas de limão
1 colher (chá) de raspas de laranja
1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo
Retire o cream cheese da geladeira com 1 hora de antecedência. Preaqueça o forno a 180 graus. Numa batedeira, bata o cream cheese com o açúcar até a mistura ficar bem cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Junte o creme de leite, a farinha, as raspas de limão e as de laranja, a essência de baunilha e bata muito bem.
Transfira esse creme para a fôrma reservada e leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Em seguida, reduza bem a temperatura e deixe assar por mais 40 minutos ou até que o centro não esteja mais brilhante. (O cheesecake ainda estará com aspecto mole e só ficará com a textura certa após ficar na geladeira por 1 hora).
Retire do forno e deixe esfriar até que as laterais comecem a desgrudar da fôrma. Passe uma faca de ponta redonda ao redor do cheesecake, mas não retire-a da fôrma. Leve à geladeira por 1 hora. Retire o aro da fôrma e sirva o cheesecake puro, com calda de frutas vermelhas, com calda de geleia de morango ou com calda de chocolate.
Rendimento: 12 porções
P.S.: um segredinho para retirar o aro da fôrma? Pegue um vidro com a "boca" grande, apóie a forma sobre ele e bata-a levemente. O aro sai fácil, fácil por baixo.

8 comentários:

Carlos disse...

delicioso….

vou fazer na pascoa!

já estou com agua na boca!

beijos…

Unknown disse...

é, né? gostou mesmo!
beijos

Fernanda França disse...

Ficou realmente divino! Delicioso!!!

Unknown disse...

faça em casa também, fernanda! um beijo!

Silvia Weisse disse...

como e legal! da vontade de testar todas as receitas! ainda de gostoserrimas, parecen a prova de inuteis na cozinha como eu! que super sacada, cris! c virou idola! bjs!

Unknown disse...

silvia,
obriga pelos elogios! pode fazer, sem medo!!!
um beijo

Paulo Bernardes disse...

Posso dizer com certeza que foi um dos melhores Cheese Cakes que já provei em terras brasileiras. Textura, sabor e cremosidade na medida certa. Comeria inteiro.

Unknown disse...

também comeria inteirinho…!
beijos