domingo, 16 de setembro de 2007

Atala 100% correto



Enquanto não lança seus próximos livros – um pela Larousse, em que explora técnicas de cozinha, e outro, escrito em parceria com Carlos Dória e que faz uma introdução à gastronomia atual –, Alex Atala faz uma “ponta” no recém-lançado Compras 100% aprovadas. A obra, da indigenista e especialista em gestão de recursos naturais Carmen Figueiredo, traz um texto básico estimulando a compra de produtos certificados e sustentáveis – onda que não pára de crescer nos países, digamos, mais conscientes. Inclui também um glossário de termos relacionados ao tema, ou seja, sócio-ambientais (que, como bem coloca a autora, “não vão sair de moda”) e uma lista de endereços e contatos de produtores certificados. As ilustrações, fofas, são de Eloar Guazzelli, e as receitas, do chef do D.O.M. As fotos, bem cuidadas, são de Rogério Voltan.

Uma receita (salgada desta vez) vai agora. Outras virão. Mas comprem o livro e não pensem no assunto apenas como “papo ecológico” careta. Há algum tempo venho consumindo produtos orgânicos: além da sensação de fazer alguma coisa bacana (como reciclar lixo, que considero uma obrigação entre as pessoas mais “esclarecidas”), o sabor de produtos como tomate e morango, por exemplo, valem o preço.


Coxa de frango empanada

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

4 coxas e 4 sobrecoxas de frango sem pele
2 ovos
100 ml de óleo de castanha-do-pará extravirgem
200 ml de óleo de canola
Farinha de rosca
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preparo

Em uma vasilha, quebre os ovos e prepare a maionese, acrescentando os óleos aos poucos e batendo sempre. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Espalhe a mistura nos 2 lados das peças de frango (é importante cobrir toda a coxa e sobrecoxa) e, em seguida, passe-as na farinha de rosca.
Disponha em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos e sirva.

Nenhum comentário: