sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Poucas estrelas no céu ibérico


Acaba de sair a edição 2008 do guia Michelin Espanha e Portugal. Na referida edição, nenhum novo restaurante espanhol ganhou 3 estrelas. Ao todo, continuam ostentando a cotação máxima do guia 6 restaurantes: Arzak, de Juan Mari Arzak, e Akelarre, de Pedro Subijana, ambos em San Sebastián; Racó de Can Fabes, de Santi Santamaría, em Sant Celoni (Barcelona); El Bulli, de Ferran Adrià, em Roses (Girona); Martín Berasategui, do chef de mesmo nome, localizado em Lasarte (Guipúzcoa); e Sant Pau, de Carme Ruscalleda, em Sant Pol de Mar (Barcelona).

No rol dos 10 estabelecimentos com 2 estrelas – onde figuram as casas de Quique Dacosta, Andoni Aduriz e Sergi Arola -, o guia premiou apenas mais um, o Abac, de Barcelona. Neste deserto de novidades, só comemoraram mesmo os 15 novatos agraciados com sua primeira estrelinha na publicação, pois outros 10 estabelecimentos perderam a única que tinham. Os agraciados são: Comerç 24 (Barcelona); Lluçanés (Barcelona); Yayo Daporta (Cambados, Pontevedra); Kokotxa (San Sebastián); Kursaal (San Sebastián); Arrop (Gandía); Massana (Girona); Azurmendi (Vizcaya); El Club Allard (Madri); Els Casals (Sagàs); Retiro da Costiña (La Coruña); Villena (Segóvia); El Molino de Urdaitz (Navarra); Ramiros (Valladolid); e Calima, em Marbella, do já reconhecido Dani García, o prêmio mais do que merecido.

Fritura andaluza, de Dani García

Em Portugal, a situação não foi melhor. Nenhum restaurante ganhou ou perdeu estrelas. Deste modo, o Vila Joya, em Albufeira, continua sendo o mais cotado no guia, com 2 estrelas. Os que ostentam uma são: Amadeus, Henrique Leis e São Gabriel (ambos em Almancil); Willie's (em Vilamoura); Eleven (em Lisboa); Fortaleza do Guincho e Porto de Santa Maria (no Guincho); e Quinta das Lágrimas (em Coimbra).

Segundo o jornal Diário de Notícias, “apesar de reconhecerem a recente evolução da cozinha portuguesa, parece que os inspetores do Michelin consideram que os restaurantes [portugueses] ainda precisam consolidar seu trabalho e apostar na regularidade”.

Também no dia 16/11 foi publicado o Michelin da Alemanha. Lá, a história foi outra: o país conquistou, esse ano, seu maior número de estrelas e superou, em número de estabelecimentos com a cotação máxima, a Itália. Ao todo, são 9 restaurantes que detêm as 3 estrelas, 15 com 2 e 184 com 1 estrela.

Fontes: Diário de Noticias; Typically Spanish; La Vanguardia

Um comentário:

Anônimo disse...

ambition actually vertex rsvp clarified vpat separates mykeel prioritise neut pktzstk
semelokertes marchimundui