sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pausa para o café



Ainda vem por aí mais experiências gastronômicas mexicanas (como vcs puderam notar, resolvi postá-las de São Paulo mesmo), mas o assunto da semana é café:

No dia 6 de março, a barista e consultora (e minha confrade de vinhos) Isabela Raposeiras prepara uma degustação de cafés africanos que ela trouxe de sua recente viagem à Dinamarca e Noruega, onde estudou os processos de torra - os dois países, além de grandes e exigentes consumidores de cafés especiais, são especialistas nessa arte. Serão apresentados quatro exemplares do continente, que ela mesma irá torrar: dois cafés do Quênia e dois da Etiópia, de diferentes produtores. Quem participar poderá aprender a técnica de cupping, degustação feita por profissionais, e conhecer a mais nova engenhoca para preparar café filtrado, simplérrima, que Isabela trouxe na mala. Não provei os cafés africanos, mas me esbaldei com um café brasileiro feito nessa "máquina", chamada Aeropress (depois eu conto mais). A degustação acontece às 19h30, e custa R$ 80 (eu já reservei meu lugar). Garanto: vale a pena!

Academia de Barismo (rua Cônego Eugênio Leite, 1.121, Pinheiros, São Paulo, tel. 3375.7400)


A segunda notícia do mundo do café é a 8ª edição do Campeonato Brasileiro de Barista, que vai acontecer no Mube (Museu Brasileiro da Escultura) entre os dias 16 e 18 de fevereiro. O campeão do concurso disputará o mundial, que acontece em Atlanta, em meados de abril. Lá fora, o campeonato mundial de barista é um evento importante: o vencedor passa a ser uma celebridade no universo dos cafés especiais, além de ser uma vitrine para os produtores. O mais recente campeão mundial, o irlandês Stephen Morrissey, chegou hoje ao Brasil, em companhia do mexicano Jose Cleofas, da WBC (World Barista Championship, entidade que organiza o campeonato mundial), responsável por treinar juízes em todo o mundo.

Aproveitando o campeonato, a ABCB (Associação Brasileira de Café e Barista) organizou eventos paralelos, como a palestra de Morrissey e as exposição de produtos e máquinas do setor. Quem está cuidando da organização do campeonato é a revista Espresso, dos amigos Caio Fontes e Marcos Haddad, que fez um belo trabalho no ano passado ao organizar seu próprio campeonato de baristas durante a Fispal. A entrada é franca, mas há taxa de inscrição para algumas atividades. Para mais detalhes, acesse o site www.acbb.com.br.

A disputa acontece entre os finalistas dos certames regionais, que aconteceram ao longo do segundo semestre de 2008, além dos finalistas do campeonato anterior. Para quem ainda não viu uma dessas competições (este ano, faço parte novamente do corpo de juízes), cada candidato tem 15 minutos para preparar 4 espressos, 4 cappuccinos e 4 drinques de assinatura para os 4 juízes sensoriais que estarão julgando as bebidas, além de ser avaliado também por 2 juízes técnicos, que avaliam seu desempenho diante da máquina e do moinho de café. Além desta competição, outras provas prometem atrair atenção dos visitantes. Uma delas é o campeonato de Latte Art, que fez sua estréia na edição de 2007 e também classifica para o mundial da categoria. Nela, 12 participantes devem preparar cappuccinos, macchiatos e bebidas de assinatura com "desenhos" feitos com a espuma do leite - saber vaporizar o leite é, na minha opinião, o grande desafio, tanto nesta competição quanto na oferta de cappuccinos nas cafeterias da cidade.

E, já que o álcool não é permitido em nenhum dos campeonatos citados, a atração Coffee in Good Spirits cuida do assunto. Nela, serão apresentados drinques de café que levam bebidas alcóolicas, numa espécie de síntese entre baristas e barmen. Esta etapa também é válida para as competições internacionais da Scae, a organização européia de cafés especiais.

Por fim, duas novidades: o Cup Tasters Championship, prova de avaliação sensorial do café disputada por 15 provadores de café, e o lançamento de um programa de certificação nacional de baristas. Ou seja, imperdível!

MuBE (avenida Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo), das 9h às 20h.

2 comentários:

Isabela Raposeiras disse...

Valeu a divulgação, Cris! Provavelmente nos veremos no dia 6, não?
PS: adorei o almoço mexicano!
Beijocas!
Isa.

Unknown disse...

vamos, sim, isa!
até dia 6 - e com mais alguns almoços mexicanos, claro!

beijocas

cris