segunda-feira, 15 de junho de 2009

A semana do café



Hoje começa a Fispal no Expocenter Norte. Na minha opinião, o melhor dela está no Espaço Café Brasil, uma feira que reúne experts do ramo em meio a estandes, workshops e palestras, num espaço super bem montado pela equipe da Revista Espresso. A 4a. edição do Espaço Café Brasil está maior: há palestras e minicursos (gratuitos) com conteúdos bastante específicos e interessantes, como a palestra (a única paga) sobre torra - um tema ainda raro por aqui, mas que, ao lado do trabalho do grão de qualidade no cafezal, está na crista da onda. A oficina será dada por Steve Diedrich, fabricante de torradores e um mestre nessa arte, e custa (R$ 350).

O espaço também conta com a segunda edição da Copa Barista, uma competição entre os profissionais das cafeterias de todo o país, "inspirada" nos campeonatos mundiais. O evento ocorre nos quatro dias da feira (até 18 de junho), com várias baterias classificatórias (estarei lá, mais uma vez, como jurada do campeonato). Irão participar da prova baristas já "famosos" (taí a Prazeres da Mesa, que dedica, pela primeira vez, um prêmio ao barista do ano - a escolhida foi Yara Castanho, do Suplicy Cafés Especiais, atual campeã brasileira), como Otavio Linhares, do Lucca Cafés Especiais (Curitiba), campeão brasileiro em 2005, e Léo Moço, do Café do Moço, no Rio, também finalista em campeonatos nacionais. Tudo poderá ser acompanhado pelo blog do evento, que dará a cobertura da prova, comentários e afins.

O evento contará, também, com uma exposição, armada pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), tratando do tema da biodiversidade e as transformações no meio cafeeiro, com painéis e displays. E terá certificação de baristas, promovida pela ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista), um programa com três estágios, lançado este ano, para capacitar esses profissionais.

4º Espaço Café Brasil
De 15 a 18 de junho de 2009, das 13h às 21h
25ª Fispal Food Service - Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP)

Nenhum comentário: