quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Menu brasileirão

Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, acaba de lançar novo menu-degustação. O cardápio foi concebido com cuidado, passou por pequenos ajustes, e mostra novamente o capricho desta chef tão brasileira, capricho que vai da escolha de produtos de qualidade ao preparo rigoroso dos pratos. São 8 etapas: 4 acepipes, 2 principais e 2 sobremesas, tudo explicadinho no cardápio, que traz mapa do Brasil e ocorrência dos pratos. Está de tirar o chapéu. E o preço é bem bacana: R$ 95.
A sequência começa com...

1) um tacacá clássico: é um prato popular na região norte, servido nas ruas, em torno dos mercados, apreciado geralmente à tarde; leva tucupi (suco da mandioca brava), jambu, goma de mandioca e camarão seco. Nas mãos da chef, torna-se um prato sutil mas sem perder o tempero, provocando uma leve dormência na boca por conta do jambu. A experiência com esse ingrediente é imperdível.

2) queijo-de-coalho fresco do agreste com mel de rapadura: o queijo vem de Pernambuco, especialmente para o restaurante;

3) paçoquinha de carne-seca e ovo de codorna pochê: moderninho na apresentação, mas com sabor bastante familiar, com a paçoca pilada em pilão de madeira, como reza a tradição;

4) escabeche de pescada branca com beiju de massa de mandioca: o resultado desse beiju foi alcançado por Mara à custa de muitos testes. Ela explica que, ao cozinhar, congelar e depois descongelar no vapor a massa da mandioca, esta ganha estrutura em consequência de uma quebra (papo técnico) na cadeia de amido.

5) caldeirada de camarão no jerimunzinho caboclo: o jerimum (abóbora) também foi desenvolvido especialmente para a chef, em versão mini — comida de sertanejo. A caldeirada é comum no litoral e o acaçá, afro-brasileiro, é em Salvador e no Recôncavo. A versão do Tordesilhas é "um manjar de arroz com leve aroma de erva-doce". Para aplacar o quentinho da pimenta.

6) ripa de costelinha de porco com vinagrete de almeirão ao molho de feijão preto: para comer com as mãos e lamber os dedos.

7) duo de sorvetes amazônicos (açaí e cupuaçu) com calda de pimenta: da tradicional sorveteria Cairu, de Belém.

8) frutas brasileiras

O menu não tem data definida para sair de cartaz, e é servido somente durante o jantar.
Tordesilhas (r. Bela Cintra, 465, região central, tel. 11/3107-7444)

2 comentários:

Consultora de conteúdo para portais de divulgação da CT&I disse...

Esse menu é tudo o que eu sempre quis experimentar...

Amiga, seu blog está muito bom, clean e com textos gostosos de ler e de ver! beijão,

Mari

Unknown disse...

ei, amiga, qui bão que vc gostou... vem prá cá que a gente vai nesse brasileirão!
beijo