quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tem, mas tá acabando II


Três carnes do sertão, prato principal do evento

Pode vir que ainda tem... mas tá acabando. O restaurante Tordesilhas lançou, nesta segunda quizena de de setembro, a segunda edição do projeto "Tem mas tá acabando". É um trabalho valioso, em que a chef Mara Salles apresenta ao público paulistano ingredientes desconhecidos, raros em sabor, de diferentes regiões o país, e que estão em sua melhor época. São adquiridos lotes desses produtos - a expectativa da casa é que eles durem até meados de novembro -, servidos até que o estoque deles acabe. Muitos deles também estão, aos poucos, deixando de fazer parte dos hábitos dos brasileiros.

Esta edição contar com os seguintes: (e publico aqui o textinho enviado pelo restaurante, que melhor explicação, não tem!)

Siri da Ilha das Caieiras, no Espírito Santo: as desfiadeiras de siri da Ilha das Caieiras, em Vitória, passam o dia separando delicadamente a carne dos siris recém-pescados. É um siri fresco, puro e muito saboroso.

Farinha de Copioba: sinônimo de farinha de qualidade na Bahia, a farinha de copioba é uma farinha de mandioca fina, crocante e rica em goma (amido), que pode ser branca e amarela. O nome vem do Vale da Copioba, que corta os municípios de São Felipe, Nazaré das Farinhas e Maragogipe, região que ganhou notoriedade no passado graças à grande produção de farinha de mandioca.

Carne de fumeiro do Recôncavo Baiano: a carne de fumeiro também faz parte da tradição alimentar do Recôncavo e é encontrada em abundância nas feiras locais. É uma carne bovina defumada artesanalmente, o que lhe confere um sabor muito particular.

Sementes de cacau: as sementes de cacau vieram de frutos recém-colhidos de uma fazenda próxima a Santo Amaro da Purificação, também no Recôncavo Baiano.

Feijão-manteiguinha de Santarém: feijão pequeno, de cor clara, delicado, leve e muito saboroso. Sua maior produção está em Santarém, município situado na margem direita do rio Tapajós, no estado do Pará.

O cardápio, a R$ 80, terá:

*Casquinha de siri da Ilha das Caieiras
*Três carnes do sertão (fumeiro, sol e charque, com processos de cura diferentes) com vinagrete de feijão-manteiguinha e maxixes e farinha de copioba
*Graviola com merengue de jatobá e sementes crocantes de cacau

Restaurante Tordesilhas (rua Bela Cintra, 465, Consolação, região central, 11/3107.7444)

Um comentário:

Anônimo disse...

Você está linda nesta foto.