domingo, 4 de novembro de 2007

Trepando em árvores, caçando arbustos


* Segundo informações de um morador, não chove em Pirenópolis desde o dia 22 de abril. Falta jabuticaba, os cajuzinhos estão loucos prá amadurecer... Abaixo, uma jabuticabeira em flor e outra esperando os pingos d'água... As mangas também estão verdinhas ainda.

Cristiana Couto


* Andando pelo mato, eu e meu amigo Guilherme Andrade (autor das lindas fotos destes últimos posts) encontramos esta fruta enorme. Chama-se lobeira.

Guilherme Andrade

Os donos do lugar, uma pousada, nunca tinham comido, nem sabiam quem o tivesse feito. Fomos à cozinha investigar. As cozinheiras também nada sabiam. "Será que podia fazer mal?", elas perguntaram. Fiz o teste: a fruta é macia, tem um gosto delicado, meio jaca, meio manga, só que atenuadas. E é perfumada como chiclete de tutti-fruti. Incrível! Uma musse feita com ela ia ser um escândalo...


Chegando em Sampa, fui buscar informações em um de meus livros de cabeceira - Botânica - Introdução à taxonomia vegetal, do Joly - mas nada encontrei. Parti, então para a internet. A lobeira ou fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum) pertence à mesma família do tomate e do jiló. Parece, sim, ser utilizada pela população do Cerrado na elaboração de doces e geléias e para fins medicinais (controle de diabetes e dietas). Seu nome deve-se ao lobo-guará, que dela se alimenta e é o responsável pela dispersão de suas sementes. Os frutos dessa espécie são os maiores do gênero: atingem até 13 cm de diâmetro.

Fontes:
Trilha virtual de educação ambiental
Stoa (USP)

* E esta outra fruta, fofíssima, é a mama-cadela (Brosimum gaudichaudii)! Parece um chiclete, gosmentinha... As crianças usam como goma de mascar, mesmo... Tem quem faça doce e sorvete dela. Eu comi assim mesmo, in natura.

Guilherme Andrade

2 comentários:

lufec disse...

um arraso crica. as fotos estão realmente lindas e dá vontade de experimentar tudo - tudo que fica mais gostoso ainda porque vem junto com as explicações. adorei.

Unknown disse...

que bom, lu! brigada!