segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

La dolce vita



Podem falar o que quiser, mas comer doce é fundamental. Principlamente se forem feitos pelo confeiteiro Flavio Federico, que acaba de abrir sua loja em Moema (SP). A alegria quase chocólatra que tive ao visitar o espaço açucarado de Mara Mello reproduziu-se nesta ida à simpática Sódoces. Há 15 anos trabalhando com confeitaria, Flavio Federico deixava um sabor de quero-mais naqueles que provavam suas sobremesas, que ele fornecia a diversos restaurantes da cidade.

Agora, Flavio passa a oferecer doces, bolos, chocolates, sorvetes e compotas num espaço bem montado e gostoso, com mesinhas ao ar livre. Sempre privilegiando ingredientes brasileiros - e de qualidade -, o confeiteiro prepara doces de bela e clássica apresentação. O melhor de todos os que provei (e faltam muitos ainda) é o delicado Romeu e Julieta, feito com musse de queijo, recheio cremoso de goiaba e goiabada cascão, com sabores absolutamente integrados. O portokali também vale uma mordida: combina massa crocante, biscuit de amêndoas, cointreau, geléia de laranjas (caseira), ganache de chocolate, chantilly de laranjas e gelatina de água de flor de laranjeira. Outro doce delicioso leva flan de coco e espuma de quindim. Os macarrons também trazem os sabores verde-amarelo, como o de caipirinha (chocolate branco, cachaça e limão) e de cupuaçu. Outros doces expostos na vitrine - desenvolvida pelo próprio confeiteiro para conservar corretamente suas criações - incluem o matuto (biscuit de fubá, flan de coco, musse de doce de abóbora com caramelo e geléia de jabuticaba) e o oiapoque (biscuit de caju, musse de chocolate branco, compota de cupuaçu com rapadura e geléia de cupuaçu). Para quem gosta do sabor de infância, tem um poderoso brigadeiro e um quindim cozido a baixa temperatura (este está na minha lista!).

Clássicos de sua autoria podem ser provados ainda em sorvetes, como o tropicana (sorvete de coco com calda de goiaba cascão e crocante de castanha-do-pará) e o mantiqueira (bananas carameladas, ganache de gianduia e marshmallow de café). Os sorvetes são feitos todos os dias, e não tem aditivos. O de canela tem pedacinhos de canela, e o de chocolate Valhona (de origem, atenção!), supercremoso, não leva leite, mas água. Incrível. Café lá é Nespresso; deve ser uma boa combinação com a trufa feita com charuto Davidoff e uísque 18 anos. Nã dá pra não ir.

O chef-confeiteiro Flavio Federico

Minidoces

Interior da loja

Detalhe da fachada

Midnight

Mais doces...

Trufas

Fotos: Cristiana Couto e divulgação

Sódoces (rua Arapanés, 540, Moema, tel. 11/5051.5277)

Um comentário:

Nine disse...

Ola!é a primeira vez que venho ao seu blog ,mas gostei muito..adoro doces e vou com certeza no finde conferir a "sodoces "em moema.gosto tanto de doces que numa viagem ja fiquei semm almoçar para comer 3 doces..nao aconselho a ninguem..abs