quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Blogs culinários - parte I




Está crescendo o número de blogs sobre gastronomia. Mais precisamente, minha sensação é a de que não só jornalistas e foodies, mas chefs e acadêmicos têm dedicado certo tempo a considerações virtuais sobre o assunto. Há muito ainda a escarafunchar na blogosfera, mas seguem duas sugestões de leitura: o blog da chef Clo Dimet (na foto), do La Table & Co, por exemplo. Um blog bem cuidado, agradável de ler, com receitas, degustações, apontamentos de viagens, sugestões de harmonizações, resenhas de livros sobre comida, enfim, bacanérrimo. E sempre atualizado.

Outro, que visitei a convite da própria blogueira, segue outro caminho igualmente apaixonante: história da alimentação. Rachel Laudan (que gentilmente escreveu o prefácio do meu livro Arte de cozinha) é uma historiadora da ciência que acabou caindo nas malhas da história da alimentação. Seu blog, em inglês, traz notícias de encontros que rolam no mundo em torno da gastronomia, ótimos artigos de sua autoria - eu destacaria, por exemplo, os que tratam da cozinha mexicana, como o que reflete sobre as origens do mole poblano (Rachel mora no México há anos) - e da autoria de outros pesquisadores - há um interessante artigo sobre as transformações da cozinha na Argélia, de outro blogueiro-chef.

Mas falar de história não é apenas pensar o passado longínquo. Vejam, por exemplo, seu artigo sobre o movimento Slow Food. Sua análise, cujo ponto de partida é uma resenha do livro de Carlo Petrini, gira em torno da proposta do movimento confrontada com a idéia que seus seguidores fazem da própria "modernidade culinária" e suas conseqüências.

Estes são os primeiros dois blogs indicados. Pero hay mucho más...

5 comentários:

Anônimo disse...

Coloca os links dos blogs, Cris. Quando for escrever, me dá um alô que eu te ensino o html, é facinho.

Anônimo disse...

Olá,

... passei por aqui para ver as novidades, como habitualmente, mas também para desejar um Natal muito feliz e que 2008 seja pleno de concretizações!
Saudações culinárias,
Paulucha.
http://www.allsogno.blogspot.com

Unknown disse...

obrigada, prá vc também!

Anônimo disse...

Olá Cris,
Você já viu o site do
Slow Food Brasil? Tenho certeza que vai gostar: www.slowfoodbrasil.com
Conheça e divulgue ;)

Anônimo disse...

I want not approve on it. I think nice post. Especially the designation attracted me to read the unscathed story.