segunda-feira, 8 de outubro de 2007

E viva o México!


A mexicana Lourdes Hernandez, no salão do restaurante Obá

Por falar em Lourdes Hernandez, ela estará nesta quarta-feira, dia 10, na Escola Wilma Kövesi de Cozinha, ensinando pratos da cozinha mexicana. Serão 3 receitas de guacamole (uma clássica, outra com tomates e a terceira, com frutas, como se prepara no sudeste do país), uma receita de sopa seca (macarrão cabelo-de-anjo com molho à base de tomates, cebolas, queijo-de-coalho e creme azedo ao forno), arroz verde (cozido com molho de pimentões e acompanhado de batatas fritas), feijão e chile. De sobremesa, morangos montados em nata e baunilha mexicana. A aula custa R$ 160 e acontece das 19h às 22h.

E aproveitando este post, segue um delicioso bolo da Lourdes, daqueles molhadinhos, que lembram festa de aniversário. Fácil, fácil.

Pastel de tres leches
(Bolo molhadinho em três leites de diferentes consistências)

Ingredientes

Massa
2 pacotes de farinha preparada Dona Benta para bolo de coco
1 col. (sopa) de essência de baunilha
1 lata de leite evaporado
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Raspas de limão

Cobertura
6 claras
1 pitada de sal
1/4 de colher (sopa) de cremor tártaro
1/4 xícara (chá) de água
1,5 xícara (chá) de açúcar
Raspas de 1 limão

Preparo

Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Prepare a farinha segundo as instruções na caixinha. Espere o bolo esfriar e corte pela metade, como se fosse recheá-lo (pode ser guardado e conservado na geladeira, envolto em papel-manteiga).

Misture os 3 leites, a baunilha e as raspas de limão. Fure bem as duas metades do bolo com um garfo para que a mistura dos três leites possa penetrá-lo. Horas antes de servir, distribua a mistura de leites nas duas metades do bolo.

Em uma batedeira, coloque as claras, as raspas de limão, o sal, o cremor tártaro e o açúcar. Bata até ficar em ponto de neve. Coloque a cobertura 30 minutos antes de servir.

Dica da Lourdes

Para guardar o bolo, uma dica é colocá-lo em um recipiente meio fundo para não transbordar. Assim o bolo também fica submerso. Ao partir, acrescente um pouco mais da mistura dos três leites no prato.

Escola Wilma Kövesi de Cozinha (rua Cristiano Viana, 224, Pinheiros, tel. 11/3082.9151)

2 comentários:

Anônimo disse...

Cris, adorei seu blog! Continue mandando os e-mails com os destaques dos posts que serei um leitor assíduo. Um beijo e um queijo procê (e pensando bem, porque não um vinho? um bemvinho?)... hugs, Bill

Unknown disse...

oba, bill, que bom que vc gostou! continuarei, sim! obrigada pela visita. tears!