sábado, 13 de outubro de 2007

Mais uma folia gastronômica em Pirenópolis



Entre os dias 25 e 28 de outubro, a cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás, faz seu 4º Festival Gastronômico. Com o bem-humorado lema Santo de casa faz milagres, o tema deste ano desafia os chefs goianos: eles foram convocados para fazer uma releitura de comidas de santo. Há 2 anos acompanho este festival: Pirenópolis é deslumbrante, com uma extensão notável de casarios antigos super preservados e uma culinária nativa de tirar o chapéu.


Uma dessas magas da cozinha é Telma Lopes, uma senhora que conhece como ninguém as tradições religiosas e gastronômicas da cidade, que é reduto de brasilienses nos fins de semana. Telma, que comanda com garra a histórica Fazenda Babilônia, preparou uma série de pratos clássicos para guiar os cozinheiros do Centro-Oeste, como galinhada, alfenins e verônicas, todos servidos na popular Festa do Divino.

Cavalhadas, tradicinal festa da cidade

O esquema do festival é montado a partir de jantares nos restaurantes locais e atividades na praça, como uma feira de alimentação, shows populares e workshops. É uma boa oportunidade para se conhecer mais de perto as tradições culinárias de uma cidade cravada no Centro-Oeste e rica em ingredientes locais. Nesta edição, os cozinheiros da terra vão preparar a pamonha de panela, acompanhada de carne de porco na lata. Esta carne é uma conserva bastante tradicional, difícil de ser encontrada e que Telma prepara como ninguém durante o brunch servido em sua fazenda para os visitantes.

Também este ano, ao lado dos jantares oficiais - às vezes um pouco caros para os moradores -, os restaurantes servirão um prato confeccionado especialmente para o festival.

Entre os workshops, vale a pena mencionar a degustação do top chileno Almaviva (da vinícola de mesmo nome, uma joint-venture da Concha y Toro e da Baron Philippe Rothschild), comandada pelo vice-presidente da ABS de Brasília, Juan José Verdésio e do diretor Walder Suriani. Até curso de barista está programado para o evento.

E de quebra, para quem visitar Pirenópolis, cachoeiras mil!

Cahoeira do rosário, Santuário das Araras

Fotos Pirenópolis.tur.br/Pirenópolis.com.br

Nenhum comentário: